quarta-feira, 2 de abril de 2014

PEUGEOT 301

Peugeot 301 será fabricado no Brasil.



A Peugeot revelou o 301, um sedan compacto que é fruto da estratégia de internacionalização da marca francesa e para os chamados “mercados emergentes”. Espera-se que o Peugeot 301 seja um best-seller a nível mundial, incorpora a mais recente linguagem de design da casa francesa e foi criado com especial ênfase na robustez, buscando adaptar as condições desses mercados.O 301 já existe. Ele é construído sobre a mesma plataforma do 208, fabricado localmente pela Peugeot e sucesso de público e vendas. O 2008 usará essa mesma base estrutural.


Com 4,44 metros de comprimento, o 301 tem abundante entre-eixos de 2,65 m e um porta-malas quase surreal, de 640 litros (a média é de 500 litros). Há três opções de motor: 1.2 e 1.6 a gasolina (o segundo pode ser gerenciado por câmbio automático) e 1.2 a diesel, com potências de 72 cv, 115 cv e 92 cv, respectivamente. O sedã já é vendido em países periféricos, como o Irã (onde a marca do leão é dominante), e promissores, como a China; e em breve chegará, via importação a partir da Espanha, à Argentina.


Conversas de bastidores insinuam uma necessidade estratégica de a Peugeot fabricar o 301 por aqui. Em permanente crise na Europa, as esperanças da marca francesa concentram-se na China, na Índia e, em menor escala, no Brasil. São países que podem garantir um aumento de rentabilidade crucial para a sobrevivência da empresa — mas oferecendo como pratos principais em nosso país apenas 208 (o carro da “virada”, segundo a marca), 308 e, em 2015, o 2008, talvez não dê para chegar lá.


A Peugeot ainda não confirma, mas ao que tudo indica o 301 será fabricado na planta de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, a partir de 2015.






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