sábado, 22 de março de 2014

HONDA VEZEL

       HONDA VEZEL desafia os líder dos jipinhos urbanos.


Esse foi rápido. Apresentado como conceito no salão de detroit, o Honda Urban SUV concept já ganhou sua versão de produção, que se chamará Vezel. Mas o nome ainda pode mudar, se houver rejeição nas clinicas que a marca vai realizar com clientes no Brasil. No salão de Tóquio, foi apresentado o jipinho urbano que começa a ser produzido no Japão. O vezel é considerado um mini CR-V, ele será fabricado no Brasil em 2015 e terá a missão de enfrentar Ford EcoSport, Renault Duster, Chevrolet Tracker e companhia.


A marca não deu ainda nenhuma especificação técnica detalhada do modelo, mas ele parece ligeiramente maior que um EcoSport. No interior, surpreendem o ótimo espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro e o acabamento, que, ao menos nessa versão é melhor que o da concorrência.


A princípio, o Vezel terá só uma opção de motor, o mesmo 1.5 i-VTEC do novo fit- que chega ao Brasil agora, no primeiro semestre 2014-, mas primorado com o recurso da injeção direta, que aumentará sua potência e seu torque. Como o motor nacional será flex, os números devem ficar ainda melhor que os do novo fit japonês- que, já com injeção direta, tem 132 cv. Por isso, não deve faltar fôlego ao jipinho para enfrentar as versões 1.6 dos rivais.


Uma primeira opção seria usar também um novo motor 3 cilindros 1.0 que, além da injeção direta, tem turbo. Aceleramos um modelo em desenvolvimento equipado com ele no centro de pesquisas da Honda, no Japão, e vimos que tem fôlego de sobra. Os números cerca de 135 cv, considerando que se use etanol, e 20,5 kgfm impressionam. O torque, por exemplo, é melhor até que o da atual unidade 2.0 brasileira. Outra opção, pouco provável, seria usar a versão turbo do 1.5, com mais de 200 cv, deve substituir, aí sim, o 2.0 do Civic da próxima geração. Uma terceira possibilidade seria usar o novo sistema híbrido da marca para ganhar potência e reduzir ainda mais o consumo, mas isso depende de incentivos do governo.


Já o câmbio deve ser o novo CVT já usado no novo Fit japonês e que provavelmente voltará ao modelo nacional, que não teve CVT na segunda geração. Essa transmissão ganhou conversor de torque para aproveitar melhor a elasticidade do motor i-VTEC, proporcionando saídas mais agradáveis e menor rotação do motor em alta velocidade reduzindo o consumo.
O Vezel será produzido na fábrica de Itirapina (SP) a partir de 2015. Antes disso, porém provavelmente no segundo semestre de 2014, o modelo começará a ser feito no México, sem o motor flex. Por esse motivo, não deve ser importado para nosso mercado. 






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